Empresa que opera estabelecimentos com as bandeiras Ibis, Mercure e Accor, a Atrio assume o leme de um dos maiores investimentos do setor de turismo na região
O Novotel Recife Marina será o maior hotel midscale em número de apartamentos e oferta de serviços no portfólio da Atrio. Foto: Atrio/Divulgação
O Nordeste entrou de vez na rota da Atrio Hotel Management, empresa que surgiu em 1998 em Joinville (SC) e que pretende alcançar até 2027 a marca de 140 estabelecimentos operando com 22 mil apartamentos, gerando um volume de negócios de R$ 2 bilhões. Apesar de já administrar hotéis com bandeira Ibis no Ceará, na Bahia e em Alagoas, o desembarque em grande estilo na região será no Recife, através do Novotel Recife Marina, aproveitando os bons ventos do trade turístico local pós-pandemia. O prédio de cinco andares lembra um transatlântico ancorado no Cais de Santa Rita, no histórico Bairro de São José.
Maior empreendimento privado do segmento de turismo no Nordeste (R$ 180 milhões investidos somente no hotel por quatro empresas parceiras), o Novotel Recife Marina deverá estar em funcionamento ainda neste primeiro semestre e se tornará uma das maiores operações da Atrio, que administra no país, além do Ibis, marcas internacionais de hotelaria como Mercure e Accor.
No Recife, o Novotel Recife Marina integra o projeto Porto Novo Recife, que inclui uma marina, um centro de convenções para quatro mil pessoas na sua etapa inicial (o REC Expo Center) e uma unidade do restaurante Bargaço. Será o maior hotel midscale em número de apartamentos e oferta de serviços no portfólio da Atrio.
“É uma obra bastante complexa, um grande desafio”, afirma Luiz Gustavo Alves, executivo com mais de 20 anos de experiência em hotelaria. É ele que comandará um time de 115 colaboradores diretos na implantação e abertura deste verdadeiro complexo turístico na capital brasileira que adora exageros. A previsão inicial é que a operação registre uma taxa de ocupação entre 50% e 55% até dezembro.
Os números do Novotel Marina Recife são grandiosos. Serão 299 apartamentos, sendo 61 deles capazes de abrigar famílias, além de duas suítes presidenciais. O hotel terá um restaurante no térreo (Kais 0) e um bar no rooftop (Skais 0), e no mezanino uma área de eventos com salas de reuniões que podem abrigar cerca de 120 pessoas. A área de lazer na cobertura terá piscina com borda infinita, spa, academia e espaço para festas e recepções com visão 180º da capital pernambucana.
Hotel terá 299 apartamentos, sendo 61 deles capazes de abrigar famílias, além de duas suítes presidenciais. Foto: Atrio/Divulgação
Atrio e contratação local
A nova etapa da Atrio em solo recifense é buscar fornecedores de produtos e serviços que deem o tom regional que grupo pretende oferecer como diferencial para seus hóspedes. Em parceria com a Prefeitura do Recife, profissionais para a operação do hotel serão contratados. Já as empresas que querem ser parceiras locais serão selecionadas após triagem realizada em conjunto com a Agência Investe Recife, a unidade de atração de negócios da gestão municipal.
“Queremos fornecedores locais não apenas produtos, mas também ativações culturais, para ser um diferencial e um atrativo tanto para quem se hospedar ou usar nossos serviços no sistema day use”, explica Luiz Gustavo Alves. O objetivo é oferecer diversificação para escapar das oscilações do setor e não depender de um único mercado.
“A marca Novotrel é uma bandeira que permite flexibilidade. Queremos atrair empresários, mas também famílias. O executivo ou executiva pode estender a permanência no final de semana na companhia de cônjuge e filhos”, destaca o administrador do Novotel Marina Recife.
Construído em uma área de mais de 115 mil metros quadrados no cais Santa Rita, a 10 quilômetros do aeroporto e a um quilômetro do marco zero, o Novotel Recife Marina preserva a arquitetura dos casarões da antiga Recife, em uma mistura equilibrada entre o clássico e o moderno.
Os investimentos somam R$ 180 milhões, somente no hotel, aportados pelo Consórcio Porto Novo, formado por quatro empresas investidoras – Maxxima Empreendimentos, Excelsior Seguros, Hima Participações e GL Empreendimentos – e um total de R$ 240 milhões (os outros R$ 60 milhões estão distribuídos entre R$ 40 milhões no REC Expo Center e R$ 20 milhões na marina).
Com obras de requalificação e investimentos tanto do setor público quanto privado, o Recife vem ganhando nova vida no seu centro histórico e atraindo grupos hoteleiros. A cidade terá o seu primeiro coliving do Brasil, unidades habitacionais para curta temporada de profissionais que trabalharem no Porto Digital, o parque de tecnologia e inovação que abriga mais de 400 empresas com 17 mil empregados. O investimento inicial no Bairro do Recife é de R$ 55 milhões.
Já o Motto By Hilton do Nordeste, com 132 unidades, tem previsão de conclusão em agosto de 2025, operando no Recife Antigo na modalidade de condo-hotel, com os investidores tendo participação no faturamento total – inclusive em alimentos e bebidas.
“Quanto mais quartos, mais empregos. Ganha todo mundo e o destino fica mais fortalecido”, afirma Luiz Gustavo Alves em relação à concorrência local. O Novotel Recife Marina quer aproveitar e navegar neste bom momento da primeira capital brasileira que completará 500 anos de fundação, em 2037.
Para o gerente geral Luiz Gustavo Alves, o Novotel Recife Marina vai operar com estrutura flexível voltada para negócios e lazer. Foto: Atrio/Divulgação